Nosso atendimento é de segunda a sexta das 8:00 às 17:15h. Não atendemos no local no horário de almoço: 12:00 às 13:00h.
Realizamos entregas para toda região do ABCDRM, Baixada Santista e grande São Paulo, através de funcionários próprios e capacitados a fim de garantir a qualidade dos produtos.
Possuímos um estoque diversificado dos principais produtos das marcas que representamos.
Possuímos uma equipe treinada e capacitada de vendedores, técnicos e engenheiros que poderão auxiliar na especificação dos produtos. Efetuamos visitas técnicas para análise de aplicação e definição de produtos.
A maioria dos produtos da Festo apresentam uma etiqueta com o logo, descrição, código numérico, número de série, QR code e algumas informações relevantes como pressão, temperatura, etc. Além da simbologia do produto.
Alguns componentes apresentam o código gravado na própria peça como as ventosas, mangueiras, sensores e cabos.
A série de um produto da Festo representa o mês e ano em que um produto foi fabricado. Ela pode ser identificada na etiqueta conforme as tabelas abaixo:
O curso de um atuador / cilindro pneumático é a medida em milímetros do deslocamento do atuador, ou seja, “quanto ele avança” ou “recua”.
No atuador pneumático, o ar comprimido é utilizado para aplicar força no pistão do atuador e movê-lo em uma determinada direção. O movimento do pistão é transferido para as peças que são movidas pela haste ou pelo arrasto de força magnético. Um atuador pneumático é operado com ar comprimido até no máximo 12 bar para produzir um movimento linear ou rotativo. Distingue-se entre atuadores de simples ação e atuadores de dupla ação (o trabalho é realizado apenas em uma direção ou em ambas direções).
O atuador pneumático é de simples ação, quando o ar comprimido exerce força em apenas uma direção, portanto há apenas uma conexão de entrada de ar. O fluxo de ar comprimido que entra move o pistão, consequentemente, também é gerada a força do atuador nesta mesma direção. Para que o pistão volte à posição normal, deve-se interromper a pressão de entrada, permitindo que o ar saia do atuador e a mola mecânica empurre o pistão de volta para a posição normal.
-Vantagens:
Posição definida em caso de corte de energia;
Consumo de ar reduzido;
Controle simples através de válvula de 3/2 vias.
-Desvantagens:
Componente adicional: a construção do atuador é mais demorada;
O tamanho do curso depende da mola;
Limitação de tamanho máximo de curso;
A força só é gerada em uma direção de movimento;
A força é reduzida pela força da mola.
O atuador de dupla ação utiliza ar comprimido para cada direção do movimento. Com este tipo de atuador, a força é gerada pelo ar comprimido na direção de extensão e retração. O controle mais simples de um atuador de dupla ação é realizado através de uma válvula de 5/2 vias.
-Vantagens:
A força é gerada em ambas direções do movimento;
Força constante (independente do curso);
É possível aplicar este atuador em cursos variáveis e mais longos.
-Desvantagens:
Cada movimento consome ar comprimido;
Em caso de falha no ar comprimido, não existe uma posição definida.
O amortecimento de um atuador pneumático, como diz o nome, absorve o impacto do avanço e do retorno entre o êmbolo interno e os cabeçotes dianteiro e traseiro, reduzindo o desgaste e aumentando o ciclo de vida do produto.
Há 3 tipos de amortecimento para os atuadores da Festo:
Tipo P – amortecimento elástico;
Tipo PPV – amortecimento ajustável através dos parafusos dos cabeçotes dianteiro e traseiro;
Tipo PPS – amortecimento auto ajustável. O próprio atuador efetua o ajuste automático do amortecimento sem a necessidade de ajustes pela manutenção.
Na Festo, a servo pneumática é sinônimo de tecnologia de posicionamento pneumática regulada. A servo pneumática é sempre um sistema com o qual é possível deslocar um atuador pneumático até uma determinada posição através do controle da posição, ou gerar uma força determinada mediante o controle da força. Devido a capacidade de compressão do ar como meio de acionamento, a servo pneumática é a tecnologia de posicionamento “suave”. Quando o atuador está na posição controlada, ele pode ser deslocado por uma força externa grande.
Os atuadores elétricos ou atuadores eletromecânicos, podem ser lineares ou rotativos. Nos atuadores lineares, um motor elétrico (servo motor ou motor de passo) aciona uma correia dentada ou um fuso que, por sua vez, desloca um carro de forma linear. No caso dos atuadores rotativos e dos módulos rotativos, o motor elétrico aciona diretamente o mecanismo rotativo interno. O controle do servo motor ou do motor de passo é realizado através dos componentes de controle de servo acionamento.
As garras e a tecnologia de vácuo da Festo oferecem soluções para uma grande variedade de aplicações de manipulação pelo mundo.
As garras mecânicas se movem por um atuador no seu interior e convertem o movimento do atuador em um movimento de retenção dos mordentes por meio da taxa de transmissão. Este movimento dos mordentes representa o curso da garra. As peças de diferentes tamanhos podem ser retidas dependendo do curso e da força de retenção.
As garras mecânicas podem ser controladas pneumaticamente ou eletricamente. As garras mecânicas podem ter 2 ou 3 mordentes. As garras de dois pontos podem ser: paralelas, radiais e angulares.
A Festo oferece diversos modelos de garras paralelas mecânicas. Elas são adequadas para a retenção interna e externa. As garras padrão paralelas são adequadas para a manipulação de uma vasta gama de peças pequenas em ambientes limpos. A Festo oferece também sistemas de garras robustas com guias resilientes com ranhura em T para altas forças. Além de garras específicas para ambientes com alto nível de poeira e para cursos longos. A garra elétrica de curso longo também é uma alternativa à pneumática.
A garra de fole da Festo é uma garra interna suave e segura. O aumento do diâmetro dos foles permite a retenção de cargas úteis utilizando o contorno interno. A garra é adequada para a retenção e transporte de peças com uma abertura circular, como óculos, copos ou garrafas. Existem dois materiais de foles diferentes: o EPDM é adequado para cargas maiores e o silicone para temperaturas mais elevadas.
Como qualquer válvula, as válvulas pneumáticas têm a função de controle. Elas determinam o sentido de fluxo e a quantidade de gás ou ar comprimido que passará por um circuito. Com uma válvula pneumática, o fluxo é controlado por um sinal pneumático.
As válvulas pneumáticas ou acionadas eletricamente podem controlar atuadores. As válvulas acionadas eletricamente podem ser controladas com sinais elétricos de 5V, 12 V, 24 V, 110V ou 230 V. As versões mais comuns são as válvulas de 3/2, 5/2 ou 5/3 vias.
Ao contrário das válvulas elétricas, as válvulas pneumáticas são acionadas com ar comprimido.
A gama de produtos de válvulas e terminais de válvulas da Festo inclui:
Válvulas de controle direcional;
Válvulas de retenção;
Válvulas de controle de fluxo;
Válvulas proporcionais;
Válvulas de processo e de meio;
Periféricos elétricos.
Um sensor é um componente que converte uma magnitude física medida ou um efeito químico em sinal elétrico de saída digital ou analógico. A magnitude física é um sinal de entrada não elétrico, por exemplo, a pressão, o peso, a temperatura, a radiação, o fluxo magnético, a velocidade de rotação, etc.
Existem diferentes tipos de sensores, por exemplo:
Transmissores de posição;
Sensores de pressão e de vácuo;
Sensores de fluxo;
Sensores magnéticos;
Sensores de proximidade indutivos;
Sensores óticos.
Os sensores da Festo são utilizados em diversos setores e ajudam a aumentar a produtividade e a segurança dos processos. Com isso, é possível utilizá-los em processos de empresas automotivas, de alimentos, embalagens, químicas, etc.
A pneumática é utilizada na automação industrial para transferir movimento ou força através da utilização de ar comprimido. O movimento é realizado com atuadores; as válvulas são utilizadas para o controle dos atuadores. Os componentes de um sistema pneumático simples são, por exemplo: o cilindro, a válvula de controle direcional, a unidade de tratamento de ar (filtro regulador), mangueiras, conexões e outros componentes pneumáticos.
O catálogo de componentes pneumáticos da Festo inclui sistemas de automação prontos a instalar e soluções personalizadas para o processamento industrial.
Selecione entre:
-Tecnologia de acionamento pneumático e servo pneumático;
-Válvulas pneumáticas e terminais de válvulas;
-Sensores, controladores e sistemas de câmeras compactos inteligentes;
-Componentes pneumáticos para a preparação de ar comprimido, tubos flexíveis e válvulas de processo.
Os componentes pneumáticos da Festo para a tecnologia de acionamento são sinónimo de inovação e máxima produtividade na automação industrial e de processos, desde produtos individuais a soluções completas. Os nossos produtos pneumáticos caracterizam-se pela segurança funcional particularmente alta e são utilizados sempre que são necessárias soluções de alta qualidade para uma tecnologia de automação suave.
Cadastrem-se aqui: